Atividades de Ed.Infantil


O projeto   “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL MÁRIO KUMAGAI (2012) “  desenvolvido pela Acadêmica bolsista Hanay, Professora Drª. Rosemeire Nogueira  e Professora Supervisora Hozana Caetano, objetivou proporcionar vivências às crianças e professoras que levem à aquisição de hábitos de alimentação saudável e a utilização de múltiplas linguagens.
As atividades realizadas oportunizaram um trabalho junto com as crianças, havendo a preocupação de inclui-las na construção dos materiais pedagógicos, ou seja, buscando dar vozes as crianças. Essas atividades englobaram a utilização de diferentes linguagens, tais como: músicas, danças, desenhos, teatros, leituras, escritas, histórias e poesias. O programa incluiu a conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação; construção de jogos (bingo, toca das frutas e dominó) a partir de imagens dos alimentos; a construção da hortinha suspensa com o plantio de hortaliças de rápido crescimento; preparação e degustação de saladas e o sanduíche natural com verduras da hortinha; dramatização das músicas para cantar no refeitório junto com as outras crianças; leitura de histórias sobre a temática; organização de um livro de receitas que foi entregue para as crianças como lembrança do projeto, entre outras atividades. Para o desenvolvimento das atividades houve a preparação do espaço, buscando criar um ambiente alfabetizador e agradável para tornar a aprendizagem mais significativa, pois “o ambiente deve ser rico de experiências para exploração ativa e compartilhada por crianças e professores, que constroem significações nos diálogos que estabelecem” (OLIVEIRA, 2010, p.9).
Mello (2006) frisa que a criança é ativa no processo de aprendizagem quando “é sujeita do processo de conhecimento e não um elemento passivo que recebe pronto o conteúdo do ensino” (p.184). Todas as atividades supracitadas foram pensadas desta maneira, de realizar uma parceria com as crianças na busca de uma aprendizagem mais significativa e condizente com seu contexto social.





________________________________________________________________________
AÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A INFÂNCIA (GEINFAN) COM O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTI - UFGD NO LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA/BRINQUEDOTECA/FAED:
PIBIDIANAS PARTICIPAM DA ATIVIDADE
Texto de Jéssica Mantarraia e Rosemeire Nogueira

No dia 09 de novembro de 2012, no período vespertino, houve um encontro entre o CEI-UFGD e o GEINFAN no LAPEDI-BRINQUEDOTECA/FAED (Laboratório de Prática Pedagógica para a Educação Infantil e a Infância / Faculdade de Educação). Foram envolvidas nessa ação as acadêmicas bolsistas do PIBID/Educação Infantil Jéssica Brasileiro Mantarraia, Hanay Fernandes, Jaíne Silva, Thaiany Padilha, Giovanna Carneiro e Sônia Petelin, Profª Rosemeire Messa Nogueira, as acadêmicas Andréia Braga, Camila Dresch e a mestranda Gislaine Azevedo (todos são membros do Grupo de Pesquisa).
Imagem 01: Professoras Rosemeire, Maisa, Angela e a Técnica Marklei
Fotografia: Jéssica Mantarraia

Estavam presentes o coordenador do CEI\UFGD prof. Claudemir, as professoras CEI/UFGD Marisa Correa e Ângela Silveira, com dezesseis crianças e teve a visita da técnica da FAED Marklei. 
O Coordenador do CEI Prof. Claudemir apoiou e participou da ação, como membro do GEINFAN o professor tem contribuído com sua experiência e estudo sobre a educação das crianças.
Imagem 02: Prof. Claudemir e Profª Marisa brincam com as crianças
Fotografia: Nogueira (2012)

Esse encontro proporcionou às crianças, professoras e acadêmicas um dia diferente, com muitas brincadeiras, contação de histórias e passeio pela FAED. Aconteceram brincadeiras de faz de conta, quando as crianças se fantasiaram de princesas, fadas e roupas de festa junina.
Imagem 03: brincadeira no LAPEDI/FAED
Fotografia: Nogueira (2012)

Muitos brincaram de fazer comidinhas, de carrinhos, fantoches, peteca, ping pong, bonecas etc. As crianças estavam envolvidas em brincadeiras criadas por elas mesmas, estimuladas pela organização do espaço que conta com vários tipos de brinquedos, jogos e livros do laboratório.
Imagem 04: brincadeira no LAPEDI/FAED
Fotografia: Nogueira (2012)

Esse evento trouxe para as crianças oportunidades de conhecer novos ambientes na UFGD, puderam conhecer a FAED, o Laboratório e os arredores por meio de um passeio que culminou com uma contação de história.
Imagem 05: Gislaine conta a história “A Lua o Macaco e o Tambor”
Fotografia: Mantarraia (2012)

Dentro do LAPEDI também houve um momento para contar história, com a mestranda Gislaine Azevedo que apresentou a história “A Lua o Macaco e o Tambor”, uma história que se passa na África. Depois as crianças ganharam pequenos tambores feitos de lata e fizeram um desenho sobre a história.
Depois dos desenhos, todas as crianças foram passear pela UFGD, cantando cantigas de roda. Conforme a Diretriz Curricular Nacional da Educação Infantil (MEC, 2009), o cuidar e educar são indissociáveis e brincar é a linguagem própria na Educação Infantil, nesse sentido o trabalho com as crianças no LAPEDI realizou o cuidado e a educação por meio das brincadeiras.
De volta para a FAED, as crianças, as professora do CEI e membros do GEINFAN organizaram o piquenique, onde puderam aproveitar do lanche com cachorro quente, pipoca, bolachas, biscoitos, torrada com patê, suco e refrigerante.
Imagem 06: pibidianas Jéssica Mantarraia, Hanay Fernandes, Jaíne Silva, Thaiany Padilha, Giovanna Carneiro e Sônia Petelin preparam uma brincadeira.
Fotografia: Nogueira (2012)

A duração da visita foi de apenas uma tarde, mas nós terminamos esse encontro com a certeza que todos trocaram experiências ricas.
Conforme Nogueira (2009), o fator central da brincadeira da criança é a possibilidade de ela poder realizar algo, trazendo-lhe satisfação. Esta condição emotiva a impulsiona a produzir, a brincar mais, a imaginar e, com isso, aprender e se desenvolver.
A organização do espaço no LAPEDI favorece que a criança crie brincadeiras e diálogos mesmo sem a condução imediata do adulto.  É nesse sentido que o Laboratório está organizado, durante a visita a maior parte do tempo as crianças exploraram o espaço que já estava preparado para recebê-las.

REFERÊNCIAS
BRASIL. MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/MEC, Nº 5, de 17 de dezembro 2009. Diretriz Curricular Nacional de Educação Infantil. Brasília: D.O.U. de 18 de dezembro de 2009
NOGUEIRA, Rosemeire Messa de Souza. O ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na educação infantil de 4 a 5 anos: conceitos e práticas das professoras. (Tese)- Doutorado em Educação- UFMS/ Centro de Ciências Humanas e Sociais. Campo Grande-MS, 2009.
CONTO POPULAR. A Lua o Macaco e o Tambor – é  uma história africana. Sem data.

Um comentário: